quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Circulos para aplicação em Patchwork



No Patchwork de aplicação, há necessidade de se fazer círculos em tecidos de diversos tamanhos.
Existe no mercado algumas ferramentas que nos auxiliam neste trabalho,nomeadamente uns círculos em plástico térmico que não derretem com o calor do ferro de engomar. No entanto este método tem o inconveniente de termos de usar as medidas dos círculos.
Se pretendermos fazer círculos de outros tamanhos, este método não é aconselhável.
Por outro lado, nos tempos actuais, é complicado estar a investir em todas as ferramentas que aparecem à venda no mercado. Foi por isso que decidimos partilhar on-line algumas dicas que nos podem ajudar na realização dos nossos trabalhos sem termos de gastar muito dinheiro.
Assim vamos explicar a fazer círculos, usando o que temos em casa: tecido, cartão ou papel grosso, moedas de cêntimos, ferro de engomar e papel de alumínio ( O que se usa nas nossas cozinhas).
Primeiro devemos desenhar o molde do tamanho pretendido em papel.


Cortar o molde cuidadosamente. Devemos sempre usar uma tesoura para cortar o papel e outra só para tecidos. Com o tempo a tesoura de cortar o papel perde o corte e depois não serve para os tecidos.

Cortar o tecido um pouco maior que o molde de papel.

Colocar um quadrado de papel de alumínio por baixo e ir fechando o circulo com cuidado para ficar bem redondo e sem vincos.





Passar a ferro e aplicar.


Se o círculo pretendido for muito pequeno, não há necessidade de fazer o molde em papel, basta usar uma moeda.


Quando queremos centrar o tecido com algum pormenor da estampagem, pode-se fazer uma bola com um pouco de fita craft ( a fita cola de plástico pode derreter e estragar o tecido). Colar essa bola no centro do motivo que se pretende usar. 





Centrar a moeda, envolver no papel de alumínio e passar a ferro.







Esperamos que a explicação seja útil e de fácil execução.
Bons trabalhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário